Presidencia de Temporada: Chile

Emblema del ALCOPAZ

Asociación Latinoamericana de Centros de Entrenamiento para Operaciones de Paz

No período de 09 a 13 de agosto de 2010, na cidade do Rio de Janeiro, foi realizada a 2ª Assembleia Geral da Associação latino-Americana dos Centros de Treinamento para Operações de Paz (ALCOPAZ).

O Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB) contou com a colaboração de outras Organizações Militares do Exército Brasileiro para que a Assembleia geral fosse realizada.

Durante a Assembleia, foram realizadas apresentações dos representantes dos países ntegrantes da ALCOPAZ, de funcionários da ONU, do Instituto Pearson (Canadá) e demais atores integrantes do ambiente multidimensional que caracterizam a atual tendência das Operações de Manutenção da Paz de natureza complexa. Nesse contexto, a programação propiciou o intercãmbio de informações entre os participantes contribuindo para a maior integração regional nos assuntos de treinamento e preparo para as OMP sob a égide da ONU.

Ao final da semana, foi assinada a ATA da Assembleia que destaca vários tópicos em prol do aperfeiçoamento do treinamento para s Operações de Paz e na qual se registrou a passagem da presidência e Secretaria “pro tempore” da República Federativa do Brasil para a república o Chile.

Desta forma, verificou-se a importância desse evento que ao fortalecer a Associação, também contribuiu para a divulgação de lições aprendidas em Operações de Manutenção da Paz.